A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, estará presente, entre 4 e 11 de agosto, na Expomar 2019, que decorre na Marina da Horta no âmbito da Semana do Mar, com um stand dedicado aos projetos regionais LIFE IP AZORES NATURA e LIFE VIDALIA.

Com este espaço pretende-se dar a conhecer a missão destes dois projetos cofinanciados pelo programa LIFE da União Europeia, assim como as suas ações, espécies, habitats, áreas de intervenção e principais resultados previstos, através de uma exposição alusiva aos projetos e à promoção da conservação da biodiversidade dos Parques Naturais dos Açores.

Neste âmbito, serão realizados atelieres dirigidos a crianças dos 5 aos 12 anos, de entrada livre, que pretendem transmitir a importância de preservar o património natural das ilhas dos Açores.

As atividades “Morcego e Aves dos Açores – Joga e Aprende”, “Vidália & Companhia” e “Cria a tua Vidália” serão realizadas de 5 a 9 de agosto, entre as 19h00 e as 21h00.

“Morcego e Aves dos Açores – Joga e Aprende” é uma atividade de expressão plástica e jogos lúdico-pedagógicos relacionados com a fauna do arquipélago, com destaque para o morcego dos Açores e as espécies e subespécies de aves nativas açorianas, dando a conhecer a biodiversidade da Região em termos de fauna, sensibilizando o público infantil para a sua preservação.

“Vidália & Companhia”, é um jogo de identificação das plantas nativas e endémicas que ocorrem no habitat costeiro da vidália (Azorina vidalii), uma das espécies-alvo do projeto LIFE VIDALIA. Este jogo visa sensibilizar os mais novos para a necessidade e importância da conservação da espécie vidália e das plantas acompanhantes que vivem no seu habitat.

“Cria a tua Vidália” é uma atividade de expressão plástica para a elaboração de “vidálias” com recurso a materiais reutilizados, permitindo que as crianças se familiarizem com as caraterísticas morfológicas desta espécie, sensibilizando-as para a importância da preservação desta e de todas as espécies açorianas.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA – Proteção Ativa e Gestão Integrada da Rede Natura 2000 nos Açores tem como principal objetivo implementar o Quadro de Ação Prioritária para a Rede Natura 2000 (2014-2020), contribuindo para a conservação de espécies e habitats protegidos pelas diretivas Habitats e Aves, abrangendo todas os sítios da Rede Natura 2000 nos Açores.

Por sua vez, o projeto LIFE VIDALIA – Valorização e Inovação dirigidas à Azorina e Lotus nas Ilhas Açorianas tem como objetivo geral a melhoria do estado de conservação destas duas espécies endémicas dos Açores, a vidália (Azorina vidalii) e o Lotus azoricus.

A Semana do Mar é um evento municipal que remonta ao ano de 1975, tendo como origem uma festa de receção aos participantes numa regata internacional que ligava Portsmouth, em Inglaterra, à ilha do Faial, estabelecendo-se como um importante acontecimento náutico e cultural que mobiliza anualmente milhares de pessoas.

O stand da Direção Regional do Ambiente pode ser visitado no dia 4, domingo, entre as 14H30 e as 00H00 e nos restantes dias entre as 19H00 e as 00H00.

GaCS/DRA
Photos: Azorina, S.A.