Programa LIFE

O programa LIFE é a ferramenta da UE destinada ao financiamento de ações relacionadas com o ambiente e o clima, tendo o principal objetivo de contribuir para a implementação, atualização e desenvolvimento de legislação e políticas europeias através do cofinanciamento de projetos que representem mais-valias para a Europa. Desde 1992, este programa financiou cerca de 4000 projetos em toda a União Europeia, contribuindo com mais de 3 000 milhões de euros para a proteção do ambiente.

 

O Projeto LIFE VIDALIA procura, assim, uma abordagem integrada a uma das áreas prioritárias do Programa LIFE, Natureza e Biodiversidade, criando um conjunto de trabalhos de conservação concreta com caráter piloto, de demonstração e de criação de metodologias.

O LIFE VIDALIA, como projeto cofinanciado pelo Programa LIFE, tem em consideração o contexto socioeconómico em que é implementado, adquirindo um caráter de demonstração, pois permitirá testar, de forma relevante, metodologias que deverão ser aplicadas, findo o projeto, às restantes ilhas dos Açores.

Para além disto, e apesar das espécies-alvo serem endémicas dos Açores, um plano de monitorização definido e preciso permitirá avaliar a possibilidade de replicação das ações do projeto a outras áreas à medida que este for avançando, nomeadamente a outros arquipélagos da Macaronésia que tenham espécies endémicas de Lotus e/ou problemas com Espécies Exóticas Invasoras (EEI) semelhantes àquelas que o LIFE VIDALIA prevê controlar.