Com o mote “Dar mais Açores ao seu alojamento”, três unidades de alojamento turístico das seis vencedoras do concurso Jardins Mais Endémicos, um concurso promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, integrado no Galardão 𝘔𝘪𝘰𝘴𝘰𝘵𝘪𝘴 𝘈𝘻𝘰𝘳𝘦𝘴 e desenvolvido pelo projeto LIFE VIDALIA, receberam no dia 14 de dezembro, no Jardim Botânico do Faial, os prémios correspondentes, ou seja, um projeto de arquitetura paisagista por unidade turística.
Os alojamentos presentes, Abrigo da Cascata (São Jorge), Casa da Abrótea (Pico) e My Azorean Home (Faial), demonstraram o seu contentamento e agradeceram todo o apoio dado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Os restantes alojamentos rececionaram os seus projetos via 𝘸𝘦𝘣.
Na cerimónia, estiveram presentes a Diretora Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o Vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, o Diretor do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Faial e a arquiteta Cláudia Gomes que materializou, com o apoio da equipa do projeto LIFE VIDALIA, os prémios em causa.
Com a concretização dos jardins, os espaços exteriores dos alojamentos 𝘔𝘪𝘰𝘴𝘰𝘵𝘪𝘴 𝘈𝘻𝘰𝘳𝘦𝘴 passarão a dispor de uma oferta turística mais diferenciada, com experiências de natureza onde a flora nativa e endémica dos Açores faz parte do “pacote turístico”, com aromas, tranquilidade, fotografia, história, ciência, entre outras. Com a implementação dos jardins, o projeto LIFE VIDALIA reforça um dos seus indicadores, o comprometimento de alojamentos turísticos com as boas práticas de conservação da Rede Natura 2000.
Os planos de plantações e memórias descritivas preveem um total de 2031 plantas de flora nativa e endémica, entre elas a vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪) e o Lótus dos Açores (𝘓𝘰𝘵𝘶𝘴 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘶𝘴), cuja variabilidade alcança o valor de 31 espécies diferentes.
Em termos de conservação da natureza concreta, os projetos de arquitetura também permitem a mais-valia de não serem introduzidas mais espécies exóticas com caráter invasor no Arquipélago.
Saiba mais sobre o LIFE VIDALIA em www.lifevidalia.eu