A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promoveu uma formação a novos colaboradores contratados no âmbito do projeto LIFE VIDALIA.
Esta formação, multidisciplinar, permitiu capacitar as equipas operacionais das ilhas do Faial, Pico e São Jorge na execução das funções nas suas áreas de intervenção.
O LIFE VIDALIA é um projeto cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia e tem como beneficiários a Direção Regional do Ambiente e a Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza – Azorina, S.A.
O projeto, em vigor de 2018 a 2023, tem como objetivo melhorar o estado de conservação das espécies endémicas protegidas e prioritárias para a conservação ‘vidália’ (Azorina vidalii) e ‘lótus’ (Lotus azoricus).
No decorrer da formação, foram abordadas temáticas relacionadas com o património natural dos Açores, os Parques Naturais de Ilha, técnicas corretas de monitorização, controlo de fauna e flora invasoras e plantações ou sementeiras, além de visitas às áreas de intervenção do projeto.
Nesta ação de formação, na qual participaram ainda colaboradores dos Parques Naturais das três ilhas de intervenção, teve ainda lugar uma sessão teórico-prática sobre a utilização de equipamentos a bateria, que, no âmbito do projeto LIFE VIDALIA, substituirão a tradicional maquinaria com motor de combustão.
Com a aposta na energia elétrica em detrimento dos combustíveis fósseis, a Região reforça a sua aposta na procura de alternativas mais ecológicas.
GaCS/DRA