A equipa do LIFE VIDALIA, projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, realizou em novembro, via Skype uma reunião de networking com o projeto LIFE medCLIFFS, um projeto de controlo de plantas invasoras nas falésias mediterrânicas em pleno Parque Natural de Cap de Creus na Catalunha, Espanha. Tal como, a maioria das áreas de intervenção do LIFE VIDALIA, as do LIFE medCLIFFS integram também a Rede Natura 2000.

 

O principal propósito desta reunião, cujo contacto foi estabelecido pelo LIFE VIDALIA, foi promover o “Trabalho em rede”, com transferência de metodologias e soluções bem-sucedidas durante os 4 anos já decorridos do projeto, concretamente na erradicação e controlo do chorão (Carpobrotus edulis), uma espécie exótica invasora também a erradicar pelo LIFE medCLIFFS, embora existam outras idênticas, tais como, a bons-dias (Ipomea indica) e a cana (Arundo donax).

 

Maria Guirado e Gerard Carrión do LIFE medCLIFFS incidiram as suas questões sobre a metodologia utilizada pelo LIFE VIDALIA na remoção do chorão em falésias costeiras e qual a gestão dos resíduos vegetais realizada.

 

O networking, a replicabilidade e transferibilidade das metodologias e estratégias utilizadas nas ações de conservação do projeto LIFE VIDALIA são obrigações a efetivar durante o último ano do projeto e os 5 anos após o términus dele, por forma a que outros projetos financiados pelo Programa LIFE possam usufruir do conhecimento técnico adquirido.

 

Ficou ainda programada nova reunião para troca de mais informações sobre outras estratégias, em data a definir.

 

Saiba mais sobre este projeto em: www.lifevidalia.eu