Vamos responder à pergunta que se fará nos próximos dias. Na próxima semana, iniciar-se-á uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras nesta área de intervenção do projeto LIFE VIDALIA. Através de métodos mecânicos, será possível combater a proliferação de um conjunto de espécies invasoras. O principal foco serão algumas espécies herbáceas que cobrem grande parte do solo naquela área, com destaque para a grama de Santo Agostinho (𝘚𝘵𝘦𝘯𝘰𝘵𝘢𝘱𝘩𝘳𝘶𝘮 𝘴𝘦𝘤𝘶𝘯𝘥𝘢𝘵𝘶𝘮). As espécies exóticas invasoras constituem um dos principais fatores de pressão sobre a vegetação natural de Entre-Montes, local onde existe uma pequena população de vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪), uma das espécies-alvo do projeto.

Após a remoção superficial da camada vegetal das áreas invadidas, será iniciada uma nova fase – a recuperação deste 𝘩𝘢𝘣𝘪𝘵𝘢𝘵. Bracel-da-rocha (𝘍𝘦𝘴𝘵𝘶𝘤𝘢 𝘱𝘦𝘵𝘳𝘢𝘦𝘢), urze (𝘌𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), cubres (𝘚𝘰𝘭𝘪𝘥𝘢𝘨𝘰 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢) e vidália (𝘈𝘻𝘰𝘳𝘪𝘯𝘢 𝘷𝘪𝘥𝘢𝘭𝘪𝘪) serão algumas das endémicas, caraterísticas desta zona, a serem reintroduzidas para reforço populacional destas espécies.
Esta intervenção permitirá avançar com a ação de conservação C.4: Trabalhos complementares de conservação no Controlo/Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras nas zonas de intervenção e zonas tampão, que já se encontra com uma progressão de 49 %.
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas convida-o(a) a saber mais sobre estas ações em www.lifevidalia.eu/acoes-de-implementacao/.