Life natura

Índice
  1. Life Natura - O Maior Projeto de Conservação nos Açores
  2. Educação Ambiental e Voluntariado
  3. Comunicação Social e Galeria
  4. Conclusão

Life Natura - O Maior Projeto de Conservação nos Açores

O projeto integrado LIFE Azores Natura é considerado o maior projeto de conservação já concebido para os Açores. Com um investimento direto global de aproximadamente 19,1 milhões de euros ao longo dos próximos nove anos, este projeto visa a proteção e gestão integrada da Rede Natura 2000 nos Açores.

A componente terrestre do projeto receberá 14,1 milhões de euros, permitindo uma ampla gama de intervenções nas áreas da Rede Natura 2000 dos Açores. A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, destacou que este investimento sem precedentes contribui para a conservação de habitats e espécies protegidas, valorizando ainda mais o principal ativo dos Açores - a Natureza.

Projeto LIFE Natura

Este projeto baseia-se numa estratégia do LIFE Azores Natura e envolve uma parceria institucional sólida. A AZORINA - Sociedade de Gestão e Conservação da Natureza, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e as direções regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar são algumas das entidades envolvidas.

O projeto também prevê uma ação piloto com a Fundação Canária - Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, uma autoridade pública da Macaronésia responsável pela Rede Natura 2000. Essa ação visa a prevenção, controle e erradicação de espécies exóticas invasoras que representam uma ameaça para os Açores.

A estrutura de parceria estabelecida garante que o projeto continue a implementar ações de conservação mesmo após o término do financiamento. Marta Guerreiro ressalta que a aprovação do projeto LIFE VIDALIA em julho de 2018 também desempenha um papel importante na conservação da flora endêmica dos Açores. Esse projeto específico visa a valorização e inovação das espécies 'Azorina Vidalii' e 'Lotus Azoricus'.

Com um investimento total de cerca de 1,8 milhões de euros e uma duração de cinco anos, o LIFE VIDALIA tem como objetivo fortalecer as populações naturais dessas espécies endêmicas.

Educação Ambiental e Voluntariado

Além das ações de conservação, o projeto LIFE Natura também promove a educação ambiental e o voluntariado. Essas iniciativas têm como objetivo conscientizar e envolver a comunidade local na conservação da natureza e na valorização da Rede Natura 2000 nos Açores.

Através de sessões públicas, programas de voluntariado e formulários de contato, o projeto oferece oportunidades para que os cidadãos se envolvam ativamente na preservação do meio ambiente.

Comunicação Social e Galeria

A comunicação social desempenha um papel fundamental na divulgação das ações e progressos do projeto LIFE Natura nos Açores. Através de imagens e vídeos, a comunicação social pode transmitir visualmente a importância e a beleza da natureza nos Açores e destacar os desafios enfrentados na conservação da Rede Natura 2000.

A galeria do projeto LIFE Natura reúne uma coleção de imagens e vídeos que retratam as áreas de intervenção, as espécies protegidas e os problemas enfrentados. Essa galeria serve como uma ferramenta de sensibilização e informação para o público em geral, permitindo que todos compreendam a importância da conservação da natureza nos Açores.

Conclusão

O projeto LIFE Natura é uma iniciativa de conservação de grande escala nos Açores, visando a proteção e gestão integrada da Rede Natura 2000. Com um investimento significativo, o projeto visa a conservação de habitats e espécies protegidas, bem como a conscientização e envolvimento da comunidade local.

Por meio da educação ambiental, do voluntariado e da comunicação social, o projeto LIFE Natura busca garantir que a importância da natureza nos Açores seja amplamente reconhecida e que a conservação seja uma prioridade para todos.

António Ramos

Olá, eu sou António, um apaixonado e especialista em ecologia e sustentabilidade. Na página web Life Vidalia, compartilho meu conhecimento e entusiasmo por práticas turísticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Através de artigos, dicas e informações, convido os leitores a explorar o mundo de forma consciente e responsável, promovendo a preservação da natureza e o respeito pelas comunidades locais. Junte-se a mim nesta jornada emocionante em busca de experiências turísticas que respeitem e valorizem o nosso planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up