Plantas endemicas

Plantas Endémicas dos Açores: O Projeto LIFE VIDALIA

O projeto LIFE VIDALIA, em curso desde 1 de julho de 2018, tem como objetivo contribuir para a melhoria do estado de conservação das espécies endémicas Azorina vidalii (vidália) e Lotus azoricus (lótus) nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, nos Açores. Este projeto, concebido pela Região no âmbito do Programa LIFE da União Europeia, já permitiu o reforço populacional em cerca de 20 mil plantas destas espécies nativas e endémicas.

Plantas Endémicas dos Açores

Os resultados do projeto LIFE VIDALIA são já evidentes em cerca de 40 hectares de território intervencionado, onde também foram removidas espécies exóticas invasoras e resíduos. Destacam-se os avanços registados nas áreas de intervenção do Morro de Castelo Branco e do Monte da Guia, no Faial, da Ponta da Ilha, no Pico, e da Fajã dos Cubres, em São Jorge.

No âmbito do projeto, estão também em curso as obras de alargamento do viveiro de plantas raras do Jardim Botânico do Faial, que aumentarão a capacidade de conservação ‘ex situ’ de espécies de flora açoriana, especialmente aquelas em perigo ou risco de extinção. Este investimento público de cerca de 250 mil euros contribuirá significativamente para a preservação das espécies endémicas dos Açores.

Além disso, foi criado um novo protocolo de propagação de Lotus azoricus, que resultou em um aumento considerável da taxa de germinação desta espécie rara, de 27% para 85%. Essa iniciativa é fundamental para o sucesso do repovoamento nos habitats naturais.

O projeto LIFE VIDALIA é implementado pela Direção Regional do Ambiente, em parceria com a Azorina, e é cofinanciado pelo Programa LIFE. Representa um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros para o reforço das populações naturais das espécies e a redução das suas ameaças.

O projeto também tem um impacto socioeconómico positivo, uma vez que foram criados 10 novos postos de trabalho diretos ligados à  sua execução. Até 2023, espera-se um aumento de mais de 200% na população de Azorina vidalii e de mais de 400% na população de Lotus azoricus, bem como trabalhos de conservação em todos os sítios da Rede Natura 2000 das ilhas do Faial, Pico e São Jorge onde existam populações das espécies-alvo.

Os interessados podem obter mais informações e acompanhar a evolução do projeto LIFE VIDALIA, incluindo as atividades em desenvolvimento, através dos canais de comunicação disponibilizados.

António Ramos

Olá, eu sou António, um apaixonado e especialista em ecologia e sustentabilidade. Na página web Life Vidalia, compartilho meu conhecimento e entusiasmo por práticas turísticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Através de artigos, dicas e informações, convido os leitores a explorar o mundo de forma consciente e responsável, promovendo a preservação da natureza e o respeito pelas comunidades locais. Junte-se a mim nesta jornada emocionante em busca de experiências turísticas que respeitem e valorizem o nosso planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up