Regional presentes

Índice
  1. Projetos LIFE presentes no Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS)
  2. Projeto LIFE VIDALIA
  3. Projeto IP AZORES NATURA
  4. Projeto BEETLES
  5. Projeto IP CLIMAZ

Projetos LIFE presentes no Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS)

No dia 21 de julho de 2021, os projetos LIFE coordenados pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas estiveram presentes no Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS) para apresentar o ponto de situação atual dos projetos, relativamente à  proteção e valorização do património natural da Região.

O CRADS é um órgão consultivo que conta com a participação de diversos departamentos da administração pública, bem como de múltiplas associações e entidades não governamentais. Além disso, o CRADS também funciona como o Advisory Board (conselho consultivo) dos projetos LIFE, fornecendo acompanhamento e aconselhamento na implementação dos projetos.

Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Os projetos presentes no CRADS são VIDALIA, IP AZORES NATURA, BEETLES e IP CLIMAZ. Cada um desses projetos tem como objetivo principal contribuir para a proteção e valorização do património natural da Região, de acordo com as políticas europeias de conservação da biodiversidade.

Projeto LIFE VIDALIA

O projeto LIFE VIDALIA tem como objetivo a conservação e recuperação da espécie Vidália, uma planta endémica dos Açores. Através de ações preparatórias e de implementação, o projeto visa aumentar a população de Vidália, bem como melhorar as condições do seu habitat.

Além disso, o projeto também se dedica à  sensibilização da comunidade e à  promoção da educação ambiental, com o intuito de envolver a população local na conservação da espécie. O voluntariado desempenha um papel importante nesse processo, permitindo que os cidadãos participem ativamente nas atividades de campo e na monitorização da espécie.

Projeto LIFE VIDALIA

Projeto IP AZORES NATURA

O projeto IP AZORES NATURA tem como objetivo principal a conservação e gestão sustentável das áreas protegidas da Região Autónoma dos Açores. Este projeto concentra-se na promoção de práticas de gestão ambientalmente responsáveis, com o objetivo de preservar a biodiversidade e os habitats naturais da Região.

O projeto IP AZORES NATURA trabalha em estreita colaboração com as entidades responsáveis pela gestão das áreas protegidas, desenvolvendo ações de formação e capacitação para os funcionários envolvidos. Além disso, são realizadas ações de sensibilização para a comunidade, de forma a envolver os cidadãos na conservação das áreas protegidas.

Projeto IP AZORES NATURA

Projeto BEETLES

O projeto BEETLES tem como objetivo a conservação e proteção das espécies de escaravelhos endémicos dos Açores. Através de ações de monitorização e investigação, o projeto visa obter informações sobre a distribuição e abundância das espécies de escaravelhos, bem como identificar as principais ameaças que enfrentam.

Com base nos resultados das investigações, o projeto BEETLES desenvolve estratégias de conservação específicas para cada espécie, com o objetivo de garantir a sua sobrevivência a longo prazo. Além disso, o projeto também se dedica à  educação ambiental, promovendo ações de sensibilização sobre a importância dos escaravelhos endémicos para os ecossistemas da Região.

Projeto BEETLES

Projeto IP CLIMAZ

O projeto IP CLIMAZ tem como objetivo principal a adaptação à s alterações climáticas na Região Autónoma dos Açores. Através de ações de investigação e monitorização, o projeto visa compreender melhor os impactos das alterações climáticas nos ecossistemas da Região.

Com base nos resultados obtidos, o projeto IP CLIMAZ desenvolve estratégias de adaptação, com o objetivo de minimizar os efeitos negativos das alterações climáticas nos ecossistemas e na biodiversidade dos Açores. Além disso, o projeto também se dedica à  sensibilização da comunidade, promovendo ações de educação ambiental sobre as alterações climáticas e as medidas de adaptação necessárias.

Projeto IP CLIMAZ

Os projetos LIFE presentes no Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desempenham um papel fundamental na conservação e valorização do património natural da Região Autónoma dos Açores. Através de ações de conservação, sensibilização e educação ambiental, esses projetos contribuem para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas únicos da Região.

António Ramos

Olá, eu sou António, um apaixonado e especialista em ecologia e sustentabilidade. Na página web Life Vidalia, compartilho meu conhecimento e entusiasmo por práticas turísticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Através de artigos, dicas e informações, convido os leitores a explorar o mundo de forma consciente e responsável, promovendo a preservação da natureza e o respeito pelas comunidades locais. Junte-se a mim nesta jornada emocionante em busca de experiências turísticas que respeitem e valorizem o nosso planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up